DIA DO PROFESSOR EM VER PAULO FELIX EM PROF CELITA RODRIGU?S REALIZAÇÕES CIDADE DE JAPERI Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL 32 ANOS JAPERI Painel nacional de Leitura Tempo de Aprender EM REGINA CELIA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL FECTMAT 2023 RIO GUANDU NOVA BELÉM PROMEA TODA ESCOLA Volta às aulas 2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA Pré-matrícula Online NA CONAE 2024 ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL 20 de novembro – Dia da Consciência Negra


Censo Escolar 2023

image-1

CENSO ESCOLAR

Começa a coleta da 1ª etapa do Censo Escolar 2023
Responsáveis devem declarar os dados ao Sistema Educacenso a partir desta quarta-feira (31). Prazo para enviar as informações termina em 31 de julho

A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023 começou nesta quarta-feira, 31 de maio. Os responsáveis por declarar as informações devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados até 31 de julho. Nessa etapa da pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A última quarta-feira do mês de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, é a data de referência para a declaração das informações. 

A divulgação dos dados finais está prevista para janeiro de 2024. Já a segunda etapa (Situação do Aluno) ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano, com a apuração das informações relativas ao movimento (quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram) e ao rendimento dos estudantes (quantidade de aprovados ou reprovados), ao término do ano letivo.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Link da publicação

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/comeca-a-coleta-da-1a-etapa-do-censo-escolar-2023#:~:text=A%20coleta%20da%20primeira%20etapa,dados%20at%C3%A9%2031%20de%20julho.