EM VER PAULO FELIX TODA ESCOLA REALIZAÇÕES PROMEA Volta às aulas 2024 Pré-matrícula Online Tempo de Aprender DIA DO PROFESSOR ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL Painel nacional de Leitura SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FECTMAT 2023 REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL EM REGINA CELIA NA EM PROF CELITA RODRIGU?S EDUCAÇÃO CONECTADA 20 de novembro – Dia da Consciência Negra CIDADE DE JAPERI 32 ANOS JAPERI HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL RIO GUANDU NOVA BELÉM CONAE 2024 Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz

Artigos

Democracia na gestão da escola

image-1

A participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação - e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecer.

“Por meio do conselho é possível envolver a comunidade e estimulá-la a acompanhar os estudos dos seus filhos e o que está acontecendo na escola,” conta Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional do Ministério da Educação.

Um exemplo bem sucedido é o da escola de educação infantil Sarah Victalino Gueiros, no município de Vila Velha (ES). Com o estímulo da secretaria de Educação do município, os professores do colégio tomaram a iniciativa, convocaram a comunidade e criaram um Conselho Escolar no colégio. Mais de 200 pais participaram das primeiras votações. Agora, os integrantes do conselho deliberam juntos sobre questões que vão do plano pedagógico à merenda servida no colégio. “Sem um conselho, é impossível ter uma escola pública de qualidade”, diz a diretora da escola, Lidia de Vargas Araujo. “Não sei como eu conseguiria trabalhar sem o conselho lado a lado comigo”.

O Conselho é formado por representantes de todos os grupos envolvidos com a educação: funcionários e professores da escola, pais e outros membros da comunidade. Ao trazer todos os interessados para discussão e tirar as decisões da mão de poucos, ele transforma a escola em um ambiente mais democrático e transparente.

A seguir, entenda como os Conselhos Escolares funcionam, porque eles são essenciais para uma boa gestão escolar e porque você deve aderir.

Última atualização - 15/10/2016 - 13:10

Publicado por: