CONAE 2024 ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL TODA ESCOLA HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL DIA DO PROFESSOR Tempo de Aprender Pré-matrícula Online EM REGINA CELIA Volta às aulas 2024 EM VER PAULO FELIX EM PROF CELITA RODRIGU?S NA 20 de novembro – Dia da Consciência Negra REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz CIDADE DE JAPERI 32 ANOS JAPERI FECTMAT 2023 PROMEA RIO GUANDU NOVA BELÉM EDUCAÇÃO CONECTADA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZAÇÕES Painel nacional de Leitura

Tecnologia

Estudo confirma que veículos a combustão vão desaparecer em 8 anos

image-1

Quem o afirma é um estudo feito por Tony Seba, economista da Universidade de Stanford.
O estudo conclui que nos próximos oito anos os veículos autónomos e elétricos irão substituir os veículos com motor a combustão (Diesel e Gasolina)!

Assim, autocarros, carros, camiões, veículos que recorrem a combustíveis fósseis para se mover serão “extintos” até 2025. O estudo de Tony Seba assegura que o mercado mundial será substituído por veículos mais eficientes, nomeadamente elétricos e autónomos. Se tal se vier a confirmar, a indústria petrolífera a nível mundial irá acabar, sendo que os países que vivem da exploração desse combustível fóssil irão passar dificuldades.

O estudo fez parte do relatório “Rethinking Transportation 2020-2030”, que traduzido significa Repensar os Meios de Transporte, destaca que:

OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SERÃO DEZ VEZES MAIS BARATOS QUE OS VEÍCULOS COM MOTOR A COMBUSTÃO.

Se tal previsão se comprovar, toda uma indústria mundial terá que se adaptar, pois corre o sério risco de se extinguir. Mais, o estudo diz que várias cidades deverão optar pela proibição de conduzir veículos por seres humanos, devido ao perigo que representa.

Outro ponto que será afetado é o preço dos carros usados, que irá baixar drasticamente, sendo assim cada vez mais difícil desfazer-se de um carro com motor a combustão!

Países prejudicados com esta medida

Os principais prejudicados com esta medida serão países exploradores de petróleo, como Rússia, Nigéria, Venezuela, Arábia Saudita. Pois além de o petróleo deixar de ser requisitado, também os grandes fabricantes americanos e europeus irão mudar o seu foco de produção.

Assim deixarão, ou melhor, já estão a deixar de apostar no desenvolvimento dos veículos com motor a combustão e passarão a apostar no desenvolvimento de veículos elétricos e autónomos, com o objetivo de os poderem fornecer à população a preços mais acessíveis e cada vez mais eficientes!

Outro mercado que irá despontar é o de serviços de mobilidade, como o UBER; pois gigantes da tecnologia, Google, Apple e FoxConn já estão na vanguarda desse tipo de serviço.

Motivo da mudança no mercado de combustíveis e automóveis

Segundo o investigador, esta mudança deve-se principalmente aos avanços tecnológicos e não apenas por questões ambientais (apesar de ser um passo para proteger o ambiente).

E por detrás desses avanços tecnológicos está o facto de os motores a combustão exigirem cada vez mais manutenção, com aumento de custos de manutenção.

Essa mudança terá o seu epigeu quando os preços dos veículos elétricos descer drasticamente, e as baterias sejam mais eficientes (o que significa maior durabilidade). E tal só acontecerá quando a tecnologia estiver mais que estudada, pois o que existe atualmente ainda é uma tecnologia com muito potencial.

Comparação com outros mercados que sofreram mudanças

Seba, foi mais longe e arriscou-se a comparar esta mudança no mercado automóvel com o mercado das máquinas fotográficas. Isto fazendo a analogia da passagem das máquinas analógicas para as digitais; basicamente, não há competição!

Os carros movidos a motor de combustão, seja gasolina ou diesel, simplesmente irão perder para veículos elétricos e autónomos.

Última atualização - 24/04/2018 - 10:04

Publicado por: