EDUCAÇÃO CONECTADA Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz EM REGINA CELIA Painel nacional de Leitura CONAE 2024 NA CIDADE DE JAPERI RIO GUANDU NOVA BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMEA 32 ANOS JAPERI Tempo de Aprender REALIZAÇÕES REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL 20 de novembro – Dia da Consciência Negra HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL FECTMAT 2023 Pré-matrícula Online TODA ESCOLA DIA DO PROFESSOR EM PROF CELITA RODRIGU?S Volta às aulas 2024 EM VER PAULO FELIX

Hinos Cívicos

HINO MUNICIPAL DE JAPERI

image-1

O primeiro nome conhecido da região hoje ocupada pela cidade foi "Engenho de Pedro Dias". Em seguida, mudou seu nome para "Belém", sendo pertencente à Freguesia da Sacra Família do Caminho Novo do Tinguá. O primeiro núcleo de povoamento da região se formou ao redor da Capela de Nossa Senhora de Belém e do Menino Deus.

É conhecido, principalmente, por estar localizado e ser a última estação do maior ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil, cujo edifício histórico, além de inspirar uma das imagens do brasão municipal, já foi estampa de selos no Brasil. A construção data de 1858 e foi incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil em 1903. Foi a primeira parada das composições para São Paulo em(entre elas, o Trem de Prata). Um raio destruiu parte do prédio histórico, nos meados dos anos 1980.

A Lei 1 472, de 28 de abril de 1952, elevou a região à condição de distrito do município de Nova Iguaçu, já com o seu atual nome: Japeri. A Lei 1 902, de 2 de dezembro de 1991, conferiu-lhe a condição de município independente.

Hino de Japeri

Avante cidadão japeriense
A vitória conquistou
Com a luta e o suor da nossa gente.

Mostraremos seu amor.

Para defender o patrimônio nacional
Em nossa terra trabalhamos com fervor
E garantindo a liberdade com harmonia.

Construindo com a alegria do seu povo sonhador.

Avante cidadão japeriense
Já mostrou que és capaz
Agora seu futuro é ir em frente
E crescer bem mais bem mais.

És uma célula do Rio de Janeiro
Seu coração bate pelo Brasil inteiro.

Avante cidadão japeriense
Vai mostrar a nossa gente o seu valor.

(A. Jorge da S. Abner L. Carvalho)

Última atualização - 23/11/2020 - 00:11

Publicado por:SEMED-JAPERI