PROMEA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL CIDADE DE JAPERI HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL REALIZAÇÕES FECTMAT 2023 Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz Volta às aulas 2024 CONAE 2024 EM REGINA CELIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EDUCAÇÃO CONECTADA RIO GUANDU NOVA BELÉM DIA DO PROFESSOR NA EM PROF CELITA RODRIGU?S 32 ANOS JAPERI TODA ESCOLA EM VER PAULO FELIX Pré-matrícula Online Tempo de Aprender Painel nacional de Leitura 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Escolas

MODALIDADES E ETAPAS OFERECIDO PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS

image-1

Educação Infantil

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar. Mas qual a finalidade da educação infantil?

Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação. É nesta fase também que as crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar e comunitário, principalmente através da realização de jogos e atividades que envolvem a ludicidade.
 

As etapas da Educação Infantil abrangem desde os 0 ano de idade até os 5 anos.

Berçário I - 0 ano ------------ Berçário II - 1 ano ----------- Maternal I – 2 anos----------Maternal II – 3 anos-----------Pré I – 4 anos-----------Pré II – 5 anos

A importância da Educação Infantil

A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento. Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.

E como lidar com bebês e crianças exige cuidados especiais e muito tato, a proposta pedagógica da educação infantil prevê a realização de jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais assertivo e divertido.

Educação Infantil | Idade

Como falamos logo acima, a educação infantil é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade. Entretanto, ela só é obrigatória, no Brasil, para crianças de quatro e cinco anos, o que torna os grupos 1, 2 e 3 facultativos. E a depender da idade dos pequenos, eles devem ser matriculados em creches ou escolas (pré-escolas): nas primeiras caso tenham idade até três anos, e nas segundas entre quatro e cinco anos.

A educação infantil no Brasil é um direito da criança, sendo o estado obrigado a disponibilizar espaços e profissionais adequados para atendê-la corretamente. Por isso encontramos em todas as regiões do País instituições de ensino públicas que atuam como creches e pré-escolas, mas diversas escolas particulares também oferecem educação infantil, o que dá aos pais e responsáveis a chance de optar por aquela que está de acordo com as suas possibilidades financeiras.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano.
Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. 
Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos  e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar.

Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque.
Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos.

É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. 
Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante.

Ensino Fundamental Anos Finais

Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e rotagonismo.
Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina.
O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio.

 

Última atualização - 25/04/2022 - 00:04

Publicado por:SEMED-JAPERI