EM PROF CELITA RODRIGU?S NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMEA Pré-matrícula Online FECTMAT 2023 REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL REALIZAÇÕES HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL Painel nacional de Leitura RIO GUANDU NOVA BELÉM EDUCAÇÃO CONECTADA CIDADE DE JAPERI Tempo de Aprender EM REGINA CELIA 20 de novembro – Dia da Consciência Negra Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz EM VER PAULO FELIX TODA ESCOLA Volta às aulas 2024 32 ANOS JAPERI DIA DO PROFESSOR CONAE 2024 ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

Tecnologia

A Fábrica do Futuro

image-1

Ronaldo conta a história da cidade de Shenzhen, o maior pólo de inovação de hardware do mundo. A cidade promete virar o mundo de cabeça pra baixo e está mudando o significado de "made in China".

Shenzhen (em chinês深圳) é uma importante cidade sub-provincial e uma das zonas econômicas especiais da China. A cidade está localizada na margem leste do estuário do Rio das Pérolas, na costa central da província meridional de Guangdong, fazendo fronteira com Hong Kong ao sul, Dongguan ao norte e Huizhou ao nordeste. Com uma população de 17,56 milhões em 2020, Shenzhen é a sexta cidade mais populosa da China e é um centro global em tecnologia, pesquisa, indústria, finanças e transporte, sendo que seu porto é o quarto complexo portuário mais movimentado do mundo.

Shenzhen segue os limites administrativos do condado de Bao'an, que foi estabelecido desde os tempos imperiais. A parte sul do condado foi tomada pelos britânicos após as Guerras do Ópio e tornou-se Hong Kong, enquanto a vila de Shenzhen estava situada na fronteira. Devido à conclusão de uma estação de trem que foi a última parada na seção chinesa continental da ferrovia entre Guangzhou e Kowloon, a economia de Shenzhen cresceu e se tornou uma cidade mercantil e depois uma cidade em 1979, absorvendo o condado de Bao'an na década seguinte.

No início da década de 1980, as reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping fizeram com que a cidade se tornasse a primeira zona econômica devido à sua proximidade com a atração de investimentos estrangeiros diretos e migrantes em busca de oportunidades. Em trinta anos, a economia e a população da cidade cresceram e desde então ela emergiu como um centro de tecnologia, comércio internacional e finanças; é o lar da Bolsa de Valores de Shenzhen, uma das maiores bolsas de valores do mundo por capitalização de mercado e da Zona Franca de Guangdong. Shenzhen é classificada como uma cidade alfa- pela Globalization and World Cities Research Network, sendo também considerada o oitavo centro financeiro mais competitivo e maior do mundo.[2] Seu PIB nominal ultrapassou o de cidades vizinhas, como Guangzhou e Hong Kong, e agora está entre as dez principais cidades com as maiores economias do mundo. Shenzhen também tem o quinto maior número de bilionários, o segundo maior número de arranha-céus e a 28ª maior produção de pesquisa científica do mundo,[3] além de várias notáveis instituições, como a a Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China.

Devido à cidade ser um importante centro de tecnologia global, Shenzhen foi apelidada pela mídia de Vale do Silício da China. A cultura empreendedora, inovadora e competitiva da cidade resultou na cidade sendo o lar de vários pequenos fabricantes ou empresas de software. Várias dessas empresas se tornaram grandes corporações de tecnologia, como a fabricante de telefones Huawei, a holding Tencent e a fabricante de drones DJI. Como uma importante cidade internacional, Shenzhen recebe vários eventos nacionais e internacionais todos os anos, como a Universíada de Verão de 2011 e a Feira de Alta Tecnologia da China.

Última atualização - 13/05/2022 - 00:05

Link da publicação

Publicado por:https://pt.wikipedia.org/wiki/Shenzhen




Vídeo relacionado