Volta às aulas 2024 CONAE 2024 TODA ESCOLA EDUCAÇÃO CONECTADA Pré-matrícula Online HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL RIO GUANDU NOVA BELÉM Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz DIA DO PROFESSOR 32 ANOS JAPERI PROMEA NA EM VER PAULO FELIX CIDADE DE JAPERI FECTMAT 2023 Tempo de Aprender Painel nacional de Leitura REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL REALIZAÇÕES 20 de novembro – Dia da Consciência Negra SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PROF CELITA RODRIGU?S EM REGINA CELIA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

Geografia

Matriz energética brasileira

image-1

A matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis no país para suprir sua demanda energética. A matriz energética brasileira é bastante diversificada, sendo composta por fontes renováveis e não renováveis de energia.

Matriz energética brasileira

O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo industrializado. Aproximadamente 43% da produção de energia no país é proveniente de fontes de energia renováveis, sendo elas a energia eólica, hidráulica, solar e biomassa (responsável pela produção de biocombustíveis, como o etanol).

→ Energia hidráulica: aproximadamente 75% da energia elétrica produzida no Brasil provém das das usinas hidrelétricas. No país, existem 140 usinas em funcionamento para a produção de eletricidade. A energia hidráulica é, portanto, a fonte renovável mais utilizada no país.

→ Biomassa: o etanol é um biocombustível produzido por meio da biomassa. No Brasil, em 2015, foram produzidos cerca de 37 bilhões de litros de etanol. O uso desse biocombustível como alternativa ao uso da gasolina (proveniente do petróleo) impediu que o Brasil emitisse cerca de 800 milhões de toneladas de gás carbônico à atmosfera nos últimos 30 anos. Em 2015, o uso da biomassa para obtenção de energia representou cerca de 8% do total de energia produzida no país.

→ Energia Eólica: de acordo com o Atlas Eólico Nacional, o Brasil é o país com a maior capacidade de produção de energia eólica da América Latina e do Caribe. O Nordeste brasileiro é a região com maior potencial para produção de energia por meio dos ventos.

→ Energia Solar: entre as fontes renováveis disponíveis, a energia solar é a fonte menos utilizada no Brasil para produção de energia elétrica. No ano de 2015, foi gerada apenas 0,01% de energia por meio fotovoltaico (placas com células fotovoltaicas que convertem energia solar em energia elétrica)

O Brasil é o país com maior potencial de produção eólica da América Latina.
O Brasil é o país com maior potencial de produção eólica da América Latina.

Apesar da significativa representatividade das fontes renováveis na matriz energética brasileira, o consumo de fontes de energia não renováveis no país ainda é maior que o de renováveis.

O petróleo é bastante utilizado no país para obtenção de energia. Segundo a Agência Internacional de Energia, o Brasil consumiu, no ano de 2017, cerca de 3,16 milhões de barris de petróleo por dia. Nesse mesmo ano, a produção de petróleo alcançou a marca de 2,80 milhões de barris diários.

Saiba mais: Como ocorrem a exploração e a extração do petróleo?

Segundo o Ministério de Minas e Energia, obstáculos de ordem econômica e operacional impedem a difusão do uso de fontes renováveis de energia no país. É preciso investimento tecnológico que viabilize o uso dessas fontes para que elas cheguem até a maioria da população sem altos custos.

Gráfico da matriz energética brasileira

A matriz energética brasileira é composta por fontes renováveis e não renováveis.
A matriz energética brasileira é composta por fontes renováveis e não renováveis.

Vantagens e desvantagens da matriz energética brasileira

1. Vantagens

• A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo.

• O uso das fontes renováveis de energia evita que o país configure entre as nações que mais emitem gases de efeito estufa.

• As fontes renováveis diminuem a dependência do Brasil em relação ao uso dos combustíveis fósseis.

2. Desvantagens

• Apesar do grande uso de fontes renováveis no Brasil, os combustíveis fósseis ainda são a fonte de energia mais utilizada no país.

• A energia eólica só pode ser produzida em regiões com bastante vento, assim como a solar só pode ser produzida no período diurno e em lugares com muita insolação, deixando a produção estagnada em alguns períodos e refletindo na economia e na produção.

• Ainda são baixos os investimentos e avanços tecnológicos, não viabilizando o uso das fontes renováveis.

• A energia hidráulica causa diversos impactos no meio ambiente. A instalação de usinas hidrelétricas modifica o ambiente, altera o ciclo hidrológico e biológico, assim como interfere na vida das comunidades que habitam regiões próximas.

Matriz elétrica brasileira

Há uma diferença entre matriz energética e matriz elétrica. A matriz energética compreende as fontes de energia disponíveis no país para obtenção e suprimento da demanda de energia. Já a matriz elétrica representa o conjunto de fontes de energia utilizadas, especificamente, para produção de energia elétrica. Portanto, a matriz elétrica faz parte da matriz energética.

A matriz elétrica do Brasil é considerada uma das mais renováveis do mundo, até mais que a matriz energética. Isso acontece porque 75% da eletricidade gerada no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas.

→ Gráfico da matriz elétrica do Brasil

A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente da energia hidráulica.
A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente da energia hidráulica.

Matriz energética mundial

A matriz energética mundial é composta, principalmente, por fontes não renováveis de energia. O uso de combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, é predominante. Enquanto o Brasil é um dos países que menos emitem gases de efeito estufa à atmosfera, muitas nações ainda são dependentes do uso desses combustíveis para geração de energia.

Essa realidade reflete no aumento dos problemas relacionados ao meio ambiente. O agravamento do efeito estufa e do aquecimento global, por exemplo, está diretamente relacionado com a intensa emissão de gás carbônico à atmosfera. Além disso, o petróleo tem sido motivação para diversos conflitos em vários países, visto que, apesar de a demanda pelo combustível ser muito grande, ele não é produzido por todas as nações.

Veja abaixo o quadro comparativo do uso de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo.

Uso de fontes renováveis

Uso de fontes não renováveis

Mundo – 14,1%

Mundo – 85,9%

Brasil – 43,5%

Brasil – 56,5%

* Em nações industrializadas.

→ Gráfico da matriz energética mundial

Representação gráfica quantitativa dos recursos energéticos disponíveis na matriz energética mundial.
Representação gráfica quantitativa dos recursos energéticos disponíveis na matriz energética mundial.

Por: Rafaela Sousa

Última atualização - 18/11/2022 - 00:11

Link da publicação

Publicado por:Prepara Enem