FECTMAT 2023 HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL NA 32 ANOS JAPERI Tempo de Aprender EM PROF CELITA RODRIGU?S EM REGINA CELIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM VER PAULO FELIX ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL REALIZAÇÕES EDUCAÇÃO CONECTADA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL TODA ESCOLA 20 de novembro – Dia da Consciência Negra CIDADE DE JAPERI DIA DO PROFESSOR RIO GUANDU NOVA BELÉM Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz Pré-matrícula Online PROMEA CONAE 2024 Volta às aulas 2024 Painel nacional de Leitura

Matriz Curricular

Matriz curricular

image-1

Matriz curricular

Quando se trata de educação, a gestão e o planejamento são peças-chave no processo. Afinal, todas as alterações e os projetos executados neste âmbito visam a aumentar o rendimento dos docentes. Nesse sentido, a matriz curricular determina o a atuação pedagógica de uma instituição de ensino, por meio dela são definidos a proposta pedagógica e o planejamento pedagógico, que estabelecem as metas, a teoria e os conceitos que nortearão o trabalho ao longo do ano.

Logo, essa matriz serve como um norte para que as instituições de ensino desenvolvam práticas educativas de maneira a cumprir com as diretrizes impostas pelo Ministério da Educação e de ajudar na formação intelectual e crítica dos alunos.

O que realmente é a matriz curricular?

Primeiramente, é preciso explicar do que se trata a matriz curricular. Ela é o ponto de partida para organizar o setor pedagógico, ou seja, é responsável pela situação de cada discente, como é o caso de reprovações, transferências, séries não concluídas, dentre outros problemas.

Nesse contexto, as Leis de Diretrizes e Bases instruem as escolas pelo Brasil acerca da forma como elas colocarão em prática as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Assim, a matriz curricular leva em consideração a realidade de cada instituição, bem como a sua localização e o perfil dos seus estudantes.

Ademais, não se deve confundir grade curricular com matriz curricular, visto que cada uma tem uma função diferente. A grade, nesse caso, está mais relacionada com a organização das disciplinas, dos horários, dos critérios de avaliação e da qualificação dos professores.

Qual é a importância da matriz curricular?

É fato que, antes de escolherem uma instituição de ensino, os pais buscam referências sobre as escolas e acerca do seu nível de organização e do seu comprometimento com a comunidade. Nesse viés, ter uma unidade que siga uma matriz curricular de maneira efetiva é algo muito vantajoso.

Com a matriz curricular em mãos, seguindo as regras e as normas das secretarias e dos ministérios, tanto os pais quanto os professores ficarão cientes da programação do ano letivo e dos seus principais objetivos na formação de estudantes comprometidos e críticos.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a matriz curricular e a sua importância, é válido estruturar também o cronograma da sua instituição a fim de que ele siga todas as diretrizes impostas pelos setores da alta cúpula educacional.

Creche 
Pré Escola

Fundamental Anos Iniciais
Fundamental Anos Finais
EJA


 

 

Última atualização - 02/06/2023 - 00:06

Publicado por:SEMED-JAPERI