Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz CIDADE DE JAPERI NA E M DARCILIO AYRES TODA ESCOLA DIA DO PROFESSOR EM REGINA CELIA DIA DO PROFESSOR RASTRO DO RISO HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL EM VER PAULO FELIX Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência EM PROF CELITA RODRIGU?S REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 31 ANOS JAPERI 20 de novembro – Dia da Consciência Negra FECTMAT RIO GUANDU NOVA BELÉM

Quem Somos

SEMED

Secretaria Municipal de Educação -  SEMED é um órgão da administração direta, responsável pelo ensino básico  (Educação Infantil e Ensino Fundamental), assistência ao educando e  administração  escolar, no âmbito do sistema municipal de ensino. Atualmente, a SEMEC compreende 33 escolas: 4 escolas de Educação Infantil e 29 as de Ensino Fundamental, 7 na zona rural e 26 na zona urbana com o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos - EJA em 5 escolas . 

A  Secretaria atende 14.494 alunos, sendo 1.959 da Educação Infantil,  11.279 de Ensino Fundamental e 1.401 da EJA. O corpo docente é  formado por --- professores. Em 2017, foi registrado índice 90,00% de  aprovação dos alunos, evasão de apenas 0,99% e distorção idade série de 7,41%.

A SEMED desempenha o papel de capacitar  professores, dotando-os de meios e condições para cumprir o ofício de ensinar  bem, sabendo ouvir e estimular o aluno a desenvolver o gosto pelo estudo, pela  leitura, pelas tarefas escolares e pelas avaliações.

As escolas da rede pública municipal de ensino  seguem padrões adequados de infra-estrutura física e realizam projetos que  auxiliam no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado de uma política de inclusão  social, a Secretaria Municipal de Educação - Semed busca garantir  melhores condições de acesso à educação aos portadores de necessidades  especiais.

A Secretaria realiza também diversas parcerias em esporte, cultura,  assistência social e saúde, de forma a garantir o desenvolvimento integral do  aluno. Com isso podemos assegurar, com satisfação, que  o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas municipais de Japeri cresce,  renova-se e amplia-se. A prova está nos elevados índices de aprovação; no baixo  percentual de reprovação; na redução da distorção idade-série e no vigoroso  crescimento das vagas.

Mais que tudo, está no reconhecimento público da  comunidade japeriense, que confia à Semed o futuro de seus filhos, num renovar  permanente do compromisso com a educação de qualidade, atestada pelas medições  de rendimento e efetividade instituídas pelo Governo Federal, seja em  comparação com o Sudeste brasileiro ou ainda com o conjunto do país.

Link da publicação

Publicado por:SEMED-JAPERI