Volta às aulas 2024 20 de novembro – Dia da Consciência Negra Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz CONAE 2024 EM REGINA CELIA EDUCAÇÃO CONECTADA Pré-matrícula Online DIA DO PROFESSOR ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL PROMEA EM PROF CELITA RODRIGU?S EM VER PAULO FELIX TODA ESCOLA Painel nacional de Leitura REALIZAÇÕES NA CIDADE DE JAPERI REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL Tempo de Aprender FECTMAT 2023 RIO GUANDU NOVA BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 32 ANOS JAPERI

Quem Somos

SEMED

image-1

Secretaria Municipal de Educação -  SEMED é um órgão da administração direta, responsável pelo ensino básico  (Educação Infantil e Ensino Fundamental), assistência ao educando e  administração  escolar, no âmbito do sistema municipal de ensino. Atualmente, a SEMED compreende 34 escolas: 4 escolas de Educação Infantil e 30 as de Ensino Fundamental, 7 na zona rural e 27 na zona urbana com o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos - EJA em 3 escolas . 

A  Secretaria atende 14.144 alunos, sendo 404 da creche e maternal, 1.910 da Educação Infantil,  11.313 de Ensino Fundamental e 544 da EJA. O corpo docente é  formado por 836 professores. Em 2022, foi registrado índice 89.66% de  aprovação dos alunos, evasão de apenas 4.52% e distorção idade série de 7,41%.

A SEMED desempenha o papel de capacitar  professores, dotando-os de meios e condições para cumprir o ofício de ensinar  bem, sabendo ouvir e estimular o aluno a desenvolver o gosto pelo estudo, pela  leitura, pelas tarefas escolares e pelas avaliações.

As escolas da rede pública municipal de ensino  seguem padrões adequados de infra-estrutura física e realizam projetos que  auxiliam no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado de uma política de inclusão  social, a Secretaria Municipal de Educação - Semed busca garantir  melhores condições de acesso à educação aos portadores de necessidades  especiais.

A Secretaria realiza também diversas parcerias em esporte, cultura,  assistência social e saúde, de forma a garantir o desenvolvimento integral do  aluno, mantendo também 3 convênios com intituições privadas do Município que atende creche, educação infantil e  educação especial. Com isso podemos assegurar, com satisfação, que  o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas municipais de Japeri cresce,  renova-se e amplia-se. A prova está nos elevados índices de aprovação; no baixo  percentual de reprovação; na redução da distorção idade-série e no vigoroso  crescimento das vagas.

Mais que tudo, está no reconhecimento público da  comunidade japeriense, que confia à Semed o futuro de seus filhos, num renovar  permanente do compromisso com a educação de qualidade, atestada pelas medições  de rendimento e efetividade instituídas pelo Governo Federal, seja em  comparação com o Sudeste brasileiro ou ainda com o conjunto do país..

Última atualização - 08/11/2023 - 19:11

Publicado por:SEMED-JAPERI


  • image-1