DIA DO PROFESSOR Pré-matrícula Online ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL REALIZAÇÕES PROMEA RIO GUANDU NOVA BELÉM EM REGINA CELIA HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL FECTMAT 2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Volta às aulas 2024 CIDADE DE JAPERI EDUCAÇÃO CONECTADA 32 ANOS JAPERI Tempo de Aprender NA EM PROF CELITA RODRIGU?S Painel nacional de Leitura TODA ESCOLA 20 de novembro – Dia da Consciência Negra CONAE 2024 Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL EM VER PAULO FELIX

Transparência

Alimentação Escolar

image-1

O Setor Municipal de Alimentação Escolar (Semae) é responsável por gerenciar a alimentação em todas as unidades da rede municipal de ensino, em observância às normas gerais - estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - de planejamento, execução, controle, monitoramento e avaliação, bem como pela transferência dos recursos financeiros para a aquisição de gêneros alimentícios. O FNDE é órgão que coordena o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de bons hábitos alimentares, além de, suprir, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados na educação básica.

O repasse é feito diretamente ao município, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Atualmente o setor conta com sete nutricionistas que atendem todas as escolas municipais. Elaboram os cardápios para o mês que é diferenciado, para atender a realidade da unidade escolar está inserida: rural, urbana, de tempo integral e de educação infantil.

Função:

- Fornecer gêneros alimentícios á 100% dos alunos matriculados nas escolas regulares, conforme cardápio elaborado pelo SEMAE.
- Promover o monitoramento, controle e fiscalização preventiva nas escolas.
- Garantir o fornecimento de alimentos com padrão de qualidade nutricional e de segurança alimentar.
- Planejamento, incluindo o cardápio e o cronograma de entrega.
- Avaliar periodicamente a aceitabilidade dos cardápios das escolas

 

Acesse

 

Última atualização - 06/09/2017 - 11:09

Publicado por:SEMED-JAPERI